sábado, 21 de abril de 2012

Genitive - possessivos

Olá! It's been a long time, hasn't it? (Faz muito tempo, né?)

Hoje vou falar um pouquinho do genitivo, uma forma de possessivo para identificarmos a quem pertence alguma coisa ou uma relação pessoal. Hã? Relação pessoal? Como assim, teacher?

Pois é...
Eu sou a mãe do Rafa e do Luli, então eu posso dizer "I'm Rafa and Luli's mother", pois os dois têm a mesma mãe.

Mas, teacher, e se a minha mãe for falar com a mãe do meu amigo? Como eu falo a mãe do Pedro e a mãe do João?

Fácil... Basta colocar um possessivo pra cada um, veja só: "Pedro's and João's mothers" - lembrando de colocar o plural em "motherS" porque são duas mulheres, cada uma é mãe de um menino e o nome de cada menino recebe seu próprio 'S para enfatizar que é uma de cada.

Teacher, meu nome é Charles... Termina em 'S', e agora?

Agora, você tem duas opções: se o nome original termina em "s", podemos colocar apenas o apóstrofe, por exemplo:
"Charles' car" (o carro do Charles)
Ou colocar apóstrofe + a letra "s", cmo faríamos nos outros casos, no nosso exemplo ficaria:
"Charles's car" (o carro do Charles)

E se eu quero falar "a casa dos meus irmãos", cmo fica?
O nome "brother", irmão, não termina em "s". No exemplo, só vamos colocar o "s" para poder fazer o plural, então não vale colocar mais um "s".
Como fica, então?
my brothers = meus irmãos
house = casa
My brothers' house.

Veja o quadro para o genitivo com plural:

one ball more than one ball
one boy
the boy's ball

the boy's balls
more than one boy
the boys' ball

the boys' balls

Simples, não é?

Outros exemplos:
My friend's car.
Thomas's books.
That is my boyfriend's house.
This is Jeniffer's bike.
The girls' dolls.

Apareceu algum exemplo que fez uma dúvida aparecer? Me avise!

Bye!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário